Empiricism | Empiricismo

A framework Scrum segue, dessa forma o empiricism (empiricismo) para o desenvolvimento de produtos e serviços. O empiricismo tem por base 3 teorias, de maneira idêntica camadas de teorias do scrum. Estas teorias são, assim, a transparência, a inspecção e a adaptação. Estas são também conhecidas como os pilares do scrum pois promovem o bom funcionamento do scrum e o cumprimento dos objectivos.

No scrum usam-se, dessa maneira, vários grupos de pessoas. Isto porque assim, se garante que no conjunto existem todas as aptidões e conhecimentos para realizar o trabalho. Ao passo que, caso estes não existam deve pelo menos existe a disposição de os adquirir.

No scrum usam-se, assim abordagens iteractivas e incrementais. Dessa forma, visa-se diminuir a imprevisibilidade. Para além disso visa também manter o risco sobre controlo.

O Scrum está, dessa maneira, baseado nos pilares de transparência, inspecção e adaptação. Dessa forma, estes pilares são visíveis em todos os eventos de Scrum que ajudam a garantir que os pilares são cumpridos.

Estes pilares ou scrum pillars são, desse modo, derivações do Lean e do Empiricism.

    • O Lean está, assim, focado em reduzir o desperdício.

    • O Empiricismo está, dessa forma, focado em tomar decisões com base na experiência e observação.

Vejamos, em seguida, em maior detalhe cada um dos scrum pillars.

Empiricism | Empiricismo

Templates Gratuitos

Cursos Agile

Os scrum pillars são:

Transparência | Transparency

O pilar da transparência (transparency) diz que tem de existir total visibilidade sobre processo, desempenho e produto.

Em primeiro lugar, quem recebe o produto tem que compreender o desempenho da equipa e os processos adoptados.

Em segundo lugar, quem desenvolve o produto tem que ter acesso ao backlog do produto e compreender os itens backlog.

Por fim, a transparência é fundamental para que a equipa possa tomar as melhores decisões relativas ao planeamento do produto. E também ao planeamento e execução do trabalho.

Nesse sentido, a falta de visibilidade afecta o valor entregue pela equipa e o risco do projeto, pondo muitas vezes em causa todo o projeto. Sem visibilidade a confiança entre a equipa scrum e outros stakeholders também é posta em causa porque não se conhece todo o processo.

Inspeção | Inspection

A equipa deve realizar inspeções (inspections) no produto, processo e desempenho frequentemente e agilmente.

Como resultado, a equipa pode encontrar e resolver eventuais problemas ou impedimentos durante as inspecções.

Por fim, inspeções regulares também promovem oportunidades para realizar adaptações que permitam adicionar valor. Ou seja, esta também é uma forma de incentivar a equipa a procurar novas formas de realizar o trabalho e adcionar valor ao produto questionando sempre o que estão a fazer e de que forma o estão a fazer.

Adaptação | Adaptation

O pilar da adaptação (adaptation) anda a par do pilar de inspeção. A inspeção sem adaptação não faz sentido e a adaptação sem inspecção não é possível fazer.

Os eventos de Scrum criam oportunidades para fazer ajustes. Dessa forma, a equipa realiza os ajustamentos necessários quando algum aspecto do processo ou do produto não estiver adequado. Para além disso, a equipa também realiza os ajustes necessários quando houver possibilidade de melhorias. Ou seja, não é só quando as coisas estão mal que os ajustes são feitos, também quando são identificadas melhorias estas são implementadas.

Por fim, a equipa deve realizar os ajustamentos o mais rapidamente possível. A rapidez é um elementos mais importantes no scrum, presente em vários princípios do Agile manifesto.

Veja também o post sobre os valores do scrum.