Scrum Sprint ou Agile Iteration

Scrum Sprint é também conhecido por Agile sprint mas também por agile iteration. Este é o termo utilizado para referir, dessa forma, uma ciclo de trabalho, de duração fixa (timeboxing). Neste ciclo, a equipa entrega, por conseguinte, componentes de um produto.

Em Scrum, em princípio usa-se o termo Sprint em vez de iteração.

O sprint é provável o evento mais importante no scrum. Isto porque os restantes eventos ocorrem dentro do sprint. O sprint é, dessa forma, uma reunião de pessoas focadas no desenvolvimento de um produto ou serviço. Um sprint representa um ciclo de trabalho, que por sua vez é timeboxed, ou seja é limitado no tempo. Assim, um sprint começa com uma pequena sessão para planear, seguido por um período de desenvolvimento do produto. Finalmente, cada sprint termina, num processo de avaliação e retrospectiva para identificar os ajustamentos necessários ao produto e processo. Para além disso, uma release forma-se combinando um conjunto com vários sprints. Um sprint tem, por conseguinte, uma duração entre uma a quatro semanas. No final do sprint pode ou não ser entregue o increment.

Scrum Sprint | Agile Sprint | Scrum Iteration | Agile Iteration

Webinars Gratuitos

Cursos Agile

Características de um Scrum Sprint

As principais características de um sprint são, dessa maneira:

  • Curta duração: A princípio um sprint tem a duração entre uma a quatro semanas. Isto permite uma maior flexibilidade e adaptatividade pois é entregue valor ao cliente mais frequentemente.
  • Poucas mudanças: A equipa deve fazer, dessa forma, poucas alterações ao backlog durante o sprint. Pelo contrário, após a conclusão do sprint as mudanças são muito bem-vindas mas durante não. Uma das funções do scrum master é mesmo que essas mudanças não ocorram.
  • Raramente cancelado: Só o product owner pode, dessa maneira, cancelar o sprint. Para isso acontecer é porque existe um desfasamento muito grande entre o que se está a fazer e o que precisa ser entregue.

Scope Driven vs Schedule Driven

Existem, desde logo, 2 “escolas” no que diz respeito ao que deve estar fixo durante o sprint.

Alguns projetos Scrum adoptam, dessa forma, uma lógica “Scope driven“. Em primeiro lugar, nesta lógica o ciclo repete-se até que todos os elementos desejados sejam implementados. Consequentemente, nestes casos, o número de sprints estimados para completar o projeto pode variar.

Por outro lado, outros projetos Scrum adoptam uma lógica “Schedule driven“. Em primeiro lugar, nesta lógica a equipa completa todos os elementos possíveis num número pré-definido de ciclos. Consequentemente, nestes casos, desde o início que a equipa define e fixa o número de sprints.

Veja também os posts sobre os outros scrum events aqui.