Scaled Agile

O Scaled Agile é um conjunto de técnicas e frameworks que permitem escalar o agile. Este escalonar pode ser feito dentro de um grande projecto, programa ou mesmo dentro da organização.

As equipas utilizam mais as frameworks ágeis tais como scrum, XP, Kanban e LeSS, em projetos de pequena e média dimensão. Normalmente esses projetos contam com uma única pequena equipa. Esta equipa colabora, por norma, num único local. As organizações, contudo, por hábito contam com várias equipas, muitas vezes distribuídas pelo mundo.

Dessa forma, foi preciso desenvolver técnicas e frameworks que permitam escalar o ágil. Estas técnicas e frameworks são, assim, focadas no ágil em escala para:

Scaled Agile, frameworks ágeis em escala, SAFe®, LeSS, Nexus, Scrum of Scrums, escalando agile, agile enterprise

  • grandes projetos com, por exemplo, várias equipas a trabalhar em diferentes módulos do mesmo produto,
  • programas com, por exemplo, várias equipas a trabalhar em produtos relacionados,
  • nível corporativo com, por exemplo, várias equipas ágeis a trabalhar em vários produtos precisos para responder aos objetivos de negócios.

Existem várias técnicas e frameworks ágeis, como Scrum of Scrums, Scaled Agile Framework ®, Ágil Disciplinado, Scrum em Larga Escala e Nexus. Abaixo iremos explorar as mais populares técnicas e frameworks para escalar o ágil.

Scaled Agile Framework

Scrum of Scrums (SoS) ou Meta-Scrum

Scrum of Scrums é uma técnica ágil para escalar o ágil usada para sincronizar e integrar o trabalho de várias equipas a trabalhar no mesmo produto.

Cada equipa nomeia um representante (por exemplo, um scrum master ou um membro da equipe de desenvolvimento) que se reunirá com os representantes das outras equipas. Em seguida, durante a reunião, os representantes vão discutir o progresso das equipas, remover impedimentos e gerir os interfaces entre as equipas.

Scaled Agile Framework ® (SAFe®)

Dean Leffingwell desenvolvou, em 2011, a Scaled Agile Framework. Originalmente o seu nome foi de “Agile Enterprise Big Picture.” Mais tarde o nome mudou para Scaled Agile Framework e adoptou a sigla SAFe.

Esta é uma base de práticas e conhecimentos de desenvolvimento ágil de software e lean. As equipas podem usar esta framework para implementar práticas ágeis ao nível de equipa, do programa ou do portfólio.

Ágil Disciplinado ou Disciplined Agile ® (DA)

As equipas podem usar o Ágil Disciplinado para escalar o ágil na organização. Isto porque, esta reúne diferentes práticas e técnicas ágeis com esse objectivo. Esta framework é, dessa forma, baseada em princípios que dão maior foco às pessoas, à aprendizagem, à consciência corporativa e à escalabilidade.

Scrum em Larga Escala ou Large Scale Scrum ® (LeSS®)

O Scrum em Larga Escala utiliza o modelo de scrum da equipa única para várias equipas multifuncionais que colaboram para criar um produto comum.

Assim, todas as equipas de desenvolvimento irão trabalhar num sprint comum. Irão, também, compartilhar um backlog do produto comum. E, também, irão participar em eventos gerais comuns (por exemplo, planeamento do sprint, refinamento do backlog, revisão do sprint e retrospectiva). Mais ainda, cada equipa de desenvolvimento realiza os seus próprios eventos de planeamento do sprint, reuniões diária e refinamento de backlog e mantém o seu próprio backlog de sprint.

Nexus

É uma framework para escalar o ágil na entrega de produtos. Esta framework pertence à scrum.org.

O seu principal objectivo é, assim, reduzir a complexidade e as dependências entre as equipas. Este objectivo visa, portanto, criar oportunidades para alterar o processo, a estrutura do produto e a estrutura de comunicação.

A framework Nexus, define um Nexus como um grupo de 3 a 9 equipas scrum que tem um único product owner e um único product backlog.

 

Por que adotar o Scaled Agile?

  • Coordenação entre equipas que trabalham no mesmo produto ou portfólio.

  • Entrega contínua de valor com cadências sincronizadas.

  • Visibilidade transparente dos objetivos, impedimentos e progresso.

  • Melhoria da qualidade e consistência em grande escala.

  • Possibilidade de escalar agilidade a toda a empresa, não apenas ao nível técnico.

Princípios e diferenças entre frameworks de Scaled Agile

  • SAFe® é prescritivo e estruturado. Desse modo, é ideal para grandes organizações com forte governança e alinhamento central.

  • LeSS é mais leve e minimalista. Dessa forma, é ideal para equipas Scrum maduras que querem simplicidade e foco no cliente.

  • Scrum of Scrums promove coordenação informal entre equipas, útil para iniciar sem frameworks pesados.

  • DA flexibiliza a escolha de práticas conforme a estrutura organizacional.

Pontos de atenção e riscos no Scaled Agile

  • As implementações podem tornar-se burocráticas se, desse modo, os princípios não forem compreendidos ou adaptados ao contexto.

  • O SAFe pode criar uma sobrecarga processual se for usado mecanicamente sem, qualquer mindset ágil real.

  • É essencial manter a mentalidade empírica mas também iterativa, evitando transformar o ágil num teatro organizacional.

Conclusão

Por fim, existem várias técnicas para escalar o Agile dentro do projecto, do programa ou da organização. Existem técnicas que se adaptam melhor a certas situações do que a outras. Por fim, faça uma analise antes de inicar o processo de escalar o agile para saber qual será melhor para a sua situação. Mas não se preocupe se achar que a melhor opção é um conjunto de várias frameworks ou mesmo uma costumização para si.

Em suma, este artigo apresenta o conceito de Scaled Agile, as principais frameworks usadas (como SAFe®, LeSS, Nexus e Scrum of Scrums), quando aplicá-las, mas também os desafios mais comuns. Ideal para organizações que procuram escalar técnicas ágeis mantendo foco no valor, alinhamento mas também na simplicidade.

 

Scaled Agile Framework and SAFe são marcas registadas da Scaled Agile, Inc. Disciplined Agile é uma marca registada do PMI. LeSS (Large-Scale Scrum), é uma marca registada da The LeSS Company B.V. Nexus é uma marca registada da Scrum.org.