Sprint Review

A sprint review é, similarmente, conhecida como demonstração, revisão da sprint, revisão da iteração ou revisão do produto. Esta é uma reunião de duração fixa que ocorre no final de cada sprint.

Por exemplo, em sprints de quatro semanas, esta reunião pode demorar até quatro horas. Contudo, a reunião deverá ser ainda mas rápida em sprints de menor duração.

Primordialmente, a revisão do sprint é uma oportunidade para inspecionar e adaptar o produto emergente e envolver as partes interessadas.

Sprint-Review

Templates Gratuitos

Cursos Agile

Fases do Sprint Review

As fases de uma sprint review são:

  • Primeiramente, o sprint review inicia com os membros da equipa a apresentar o sprint goal, os items incluídos no sprint backlog e os items realmente concluídos.
  • Em seguida, os membros da equipa apresentam as funcionalidades concluídas ao product owner e a outros stakeholders relevante da organização.

Contudo, nestas reuniões, a equipa só pode apresentar as funcionalidades efectivamente concluídas. Em outras palavras, os membros da equipe não podem apresentar as funcionalidades que não correspondam aos critérios de aceitação e definition of done.

Desse modo, o product owner aceita ou rejeita os itens concluídos. O product owner, para além disso, também reúne as observações, sugestões e prioridades dos stakeholders. Finalmente, o product owner pode refinar o product backlog com base no feedback obtido.

Por fim, as reuniões de revisão de sprint não são uma reunião para que o cliente aceite o produto ou o increment, ou que seja feita uma aceitação formal do contrato. Estas reuniões servem primordialmente para obter feedback. Ao apresentar o produto ao cliente e utilizadores a equipa pode, dessa maneira, obter informação importante que irão direccionar o resto do projecto e os restantes sprints. Com toda a certeza, a equipa deve ter uma postura positiva e não defensiva e não levar a peito o feedback do cliente.

Em seguida, veja também os posts sobre os outros scrum events aqui.