Sprint Backlog

O sprint backlog, de  forma resumida contem os items do product backlog que vão ser trabalhados, ou desenvolvidos no próximo sprint. Durante a reunião planeamento da iteração, a equipa, deve assim, analisar os itens do product backlog. Deve em seguida chegar a um acordo sobre o que pode ser feito na próxima iteração. A equipa deve esclarecer os detalhes de cada item e, em seguida, determinar o trabalho e o esforço necessários para os concluir. Esse entendimento detalhado de curto prazo do trabalho da iteração é então documentado no sprint backlog, também conhecido como plano de iteração ou plano do sprint.

O sprint backlog que pode ser, dessa forma, um board virtual, uma folha de excel ou um conjunto de post-its manuscritos.

Sprint-Backlog

Webinars Gratuitos

Cursos Agile

Conteúdo do plano do sprint

Um sprint backlog pode incluir:

  • Em primeiro lugar, é o sprint goal que descreve por que é que o sprint deve ser realizado. Ainda mais, o sprint goal reflete uma compreensão partilhada de alto nível do propósito do sprint. Para além disso, o product owner e os developers devem escrever colaborativamente uma declaração curta que encapsule os motivos para completar o sprint. Muitas equipas scrum, no entanto, registram metas de sprint que simplesmente identificam os itens do product backlog selecionados.
  • Em segundo lugar, os itens do product backlog selecionados, descrevem o que a equipa deve concluir. Dessa forma, os developers devem selecionar itens do topo do product backlog que estejam alinhados com o objetivo do sprint, tendo em consideração qualquer seleção preliminar de itens que o product owner possa ter preparado antes da reunião. Os developers e o product owner devem, nesse sentido, selecionar os items do product backlog. O product owner, deve assim, garantir que os developers entendem os critérios de aceitação dos itens selecionados. O product owner e os developers podem precisar refinar esses itens para garantir, dessa forma, que atendem à “definition of ready” da equipa. Os developers, nesse sentido, preveêm os itens que podem ser concluídos, garantindo que a soma das suas estimativas, geralmente expressa em story points, não excedem a velocidade da equipa.
  • Por fim, é um plano detalhado que descreve como a equipa planeia desenvolver os itens do product backlog selecionados. Os developers planeiam, desse modo, o trabalho necessário para completar o sprint. Para isso determinam a sua capacidade, decompondo os items selecionadas em tarefas e determinando dependências.

Objectivo do Sprint Backlog

Os developers contam com o sprint backlog para garantir que o sprint goal é realista porque não excedem a capacidade de entrega da equipa. Para além disso, eles também contam com ele para rastrear o desempenho do sprint e podem ajustá-lo durante o sprint à medida que mais e melhores informações se tornam disponíveis. Por fim, o sprint backlog é propriedade dos developers e apenas eles podem alterá-lo.

Veja também os posts sobre os outros scrum artifacts aqui.