Collaboration ou Colaboração

Collaboration ou colaboração refere-se ao acto da equipa scrum trabalhar em conjunto, com elementos que estão dentro e fora da equipa, para, dessa forma, desenvolverem incrementos de produto com valor. Contudo, é preciso distinguir três conceitos que podem ser muito semelhantes, mas não são iguais. Esses conceitos, são assim, são colaboração, cooperação e coordenação. 

Já referimos acima que a colaboração é o acto de trabalhar em conjunto para, dessa forma, atingir os objectivos. Cooperação, por outro lado,  refere-se ao acto de trabalhar em conjunto para atingir um objectivo comum. No entanto, as tarefas são realizadas independentemente. Dessa forma, a cooperação refere-se à soma dos esforços de um grupo de pessoas. Desse modo, a colaboração implica que a equipa trabalhe em conjunto aproveitando as mais-valias e contribuições de cada um.

Por outro lado, coordenação também se distingue dos outros termos. Desse modo, coordenação refere-se à sincronização do trabalho independente entre um grupo de pessoas. Nesse caso o trabalho tem de ser coordenado para, dessa forma, não haver repetições ou caminhos opostos. Contudo, não se tem de estar a trabalhar para um mesmo objectivo. 

Collaboration

Webinars Gratuitos

Cursos Agile

A Importância do Scrum Master na Collaboration ou Colaboração

O scrum master é o proprietário da framework. Desse modo, a sua maior responsabilidade é apoiar a equipa e os restantes stakeholders a aplicar a framework e seguir os seus princípios. Dessa forma, o scrum master tem um papel crucial na colaboração da equipa. Ao actuar como coach e mentor da equipa, o scrum master consegue, assim, ajudar a equipa a ultrapassar qualquer impedimento ou obstáculo. Outro dos papéis do scrum master é, assim, facilitar a comunicação. Assim, o scrum master deve ajudar a equipa a comunicar de forma clara. Para que dessa forma, seja possível uma colaboração entre todos e trabalharem em direcção a um objectivo comum. Isto porque, uma comunicação aberta e livre, ajuda a criar um ambiente de colaboração e produtividade. Ou seja, um local onde a partilha de ideias, resolução de problemas e tomada de decisão fluem. 

O Papel dos Artefactos do Scrum na Collaboration

Os artefactos do scrum tem um papel muito importante na colaboração entre os membros da equipa. Isto porque, esta permite que estes efectivamente trabalhem em conjunto, rumo a um objectivo comum.

Por exemplo, o product backlog ajuda a que a equipa trabalhe nos items do backlog mais importante e valiosos. Sendo o product backlog uma lista priorizada dos requisitos, melhorias e correcções que têm de implementar no produto, este serve, assim, como repositório para o que realmente têm de fazer. Dessa forma, a equipa pode focar-se nos items mais importante e valiosos, normalmente os que estão no topo do backlog do produto.

Por outro lado, o sprint backlog, sendo uma lista dos iteams do product backlog que são para realizar no presente sprint, ajuda a equipa a focar-se no que realmente deve fazer no sprint. Dessa forma, a equipa trabalha em conjunto para atingir o que foi proposto até ao final do sprint.

Por fim, o incremento sendo resultado do sprint, ou seja o conjunto de funcionalidade entregues no final do sprint, mostra o que a equipa realmente conseguiu alcançar colaborativamente. Ao entregar incrementos constantemente a equipa recolhe, desse modo, feedback das partes interessadas, podendo depois fazer as alterações necessárias. Dessa forma, recolhem a informação necessária para trabalharem colaborativamente nas melhorias a realizar.

Como Incentivar a Collaboration ou Collaboration

Trabalhar de forma colaborativa nem sempre é fácil. Desse modo, o normal é as pessoas preferirem trabalhar de forma cooperativa e não colaborativa. Isto porque, têm mais liberdade para gerir o seu tempo e fazer as coisas à sua maneira. Dessa forma é preciso promover uma cultura e um ambiente que incentive à colaboração entre membros das equipas. Algumas soluções são, por exemplo:

  • Criar um ambiente propícia à experimentação e inovação – Criar um ambiente em que as pessoas se sintam seguras em experimentar coisas novas e partilhar ideias.
  • Definir metas em conjunto – Todos os membros da equipa devem participar na definição das metas e objectivos.
  • Limitar o trabalho em progresso – Isto foca os membros da equipa a realizarem o trabalho colaborativamente para concluírem as tarefas.
  • Retrospectivas – Avaliar o que foi feito bem e o que pode melhorar, ajuda as pessoas a focarem nos pontos positivos e atingirem o sucesso colaborativamente.
  • Melhorar a comunicação – Quando a equipa sabe o que tem de fazer e quais os objectivos conseguem trabalhar melhor e ser mais colaborativo.
  • Dê visibilidade à colaboração – Através de quadros kanban, burndown chart ou sprint backlog, é fácil perceber quem está a colaborar com quem. Também é fácil perceber se existem problemas que estão a dificultar a progressão do trabalho.

  •  

  •